Av. Sete de Setembro, 4476 | Sala 502 – Batel – Curitiba – PR

ESPAÇO DO CLIENTE

Orientações para Cirurgias com anestesia local

A anestesia para cirurgia odontológica é realizada para conforto do paciente durante o procedimento. Assim, ele é realizado sem dor e de forma muito tranquila.

Alimentação

Se sua cirurgia é pela manhã, a principal recomendação é de que você não compareça em jejum. Você poderá sentir-se mal, ter uma hipoglicemia durante o atendimento ou até desmaiar. Procure se alimentar bem, tome seu café normalmente, apenas evite os excessos. Se sua cirurgia for pela tarde, almoce normalmente e também evite os excessos, principalmente as comidas muito gordurosas de difícil digestão.

Medicações de uso contínuo

Normalmente as medicações diárias para pressão arterial, o diabetes e o colesterol, não deverão ser suspensas para a cirurgia e devem ser tomadas como de costume. Mas lembre-se das orientações do seu cirurgião quanto a alguma exceção. Porém as medicações para “afinar” o sangue devem ser adequadamente suspensas pelo seu médico para realização da cirurgia. Isso é bastante sério e deve ser conversado com seu cirurgião.

É necessário um acompanhante no dia da cirurgia?

Sim, sem dúvida é melhor estar acompanhado. Pode ser alguém da família, um motorista de confiança ou um amigo(a). Mesmo que essa pessoa não possa permanecer todo o tempo do atendimento na clínica, ela deverá acompanhar o paciente desde a saída até em casa.

Vestuário: Traga roupas confortáveis e fáceis de vestir.

Exames: Traga os exames laboratoriais e radiográficos relacionado ao seu tratamento, caso esteja de posse dos mesmos. 

Objetos pessoais: Pertences como bolsas, relógios, pulseiras, celulares, óculos e demais itens pessoais sejam deixados em casa ou com o acompanhante.

Higiene: Escove os dentes e passe fio dental 1 hora antes do procedimento. Lave bem o rosto com água e sabão.

O que devo ter em casa para me alimentar depois da cirurgia?

Você deve se preparar comprando frutas para fazer sucos, verduras para fazer sopas, e sorvete também será bem indicado. A alimentação nos primeiros 03 dias de pós operatório serão de dieta liquidificada fria ou gelada. Portanto sucos, caldos, sopas, milk-shakes e sorvetes, serão bem vindos. Bebidas isotônicas prontas para hidratar ou a própria água de côco, também estarão indicados. Normalmente após 03 dias,é possível voltar lentamente a mastigar, comidas moles como massas, verduras cozidas, peixes e carne moída. Mas sempre observe a orientação direta dada pelo seu cirurgião, pois há casos em que a dieta liquidificada é necessária por mais tempo.

Orientações para Cirurgias com sedação

Jejum absoluto: você não pode comer nem beber nada (inclusive água) nas 08 (oito) horas que antecedem a cirurgia

Não fumar pelo menos 12 horas antes da cirurgia. O ideal é reduzir ou parar de fumar o mais rápido possível antes do dia da cirurgia.

Um adulto ou responsável deve acompanhar o paciente ao consultório e conduzir o paciente para casa.

O paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas por 24 horas após a sedação.

Use roupas largas e confortáveis, com mangas que possam ser enroladas (passando o cotovelo) e sapatos de salto baixo.

Óculos, joias e próteses devem ser removidos antes da cirurgia.

Não use batom, maquiagem excessiva e unhas pintadas no dia da cirurgia. Preferencialmente, lave o rosto antes de sair de casa ou ao chegar no consultório.

Se você está doente, como um resfriado, dor de garganta, dor de estômago ou intestino irritado, por favor notifique o cirurgião com a máxima antecedência.

Se você rotineiramente toma medicamentos por via oral, por favor, entre em contato com o cirurgião responsável para receber instruções.

Orientações para um Bom Tratamento Ortodôntico

DO QUE DEPENDE UM BOM TRATAMENTO: o bom resultado de um tratamento ortodôntico está vinculado à capacidade do profissional que o executa, mas depende – em muito – de um paciente cooperativo.

OBJETIVO E BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO: o objetivo do tratamento é colocar os dentes, dentro do possível, em suas posições, considerando todas as variantes de forma, tamanho, posição e características incomuns ou anormais, melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. Isto protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e articulação têmporo-mandibular. Além de proteger as raízes dos dentes, uma mordida correta proporciona uma melhor função mastigatória e um sorriso mais bonito e harmônico.

CUIDADOS DURANTE O TRATAMENTO: ao iniciar o tratamento ortodôntico, você receberá orientações importantes de higiene oral e como limpar seu aparelho adequadamente. Uma escovação deficiente e uma alimentação inadequada, muito rica em açúcar, pode marcar o dente definitivamente com manchas brancas e causar uma inflamação na gengiva, chamada de gengivite. Para evitar esses problemas, siga as orientações de higiene dadas pelo seu dentista e faça a limpeza dentária a cada 06 meses.

APARELHOS NÃO CAUSAM LESÃO: alguns aparelhos – como os bráquetes ou a parte interna do AEB (Arco Extra Bucal) – podem causar irritação (vermelhidão ou inchaço), mas raramente lesarão a mucosa ou as bochechas (causarão feridas). Isto costuma acontecer nos primeiros dias após a instalação do aparelho, mas tem regressão simples e não chega a ser um problema.

APARELHO EXTRA BUCAL: se você faz uso do aparelho extra bucal, evite usá-lo quando estiver participando de atividades esportivas ou outras que possam criar contato íntimo com pessoas ou acidentes.

APARELHOS DE ACRÍLICO: pequenos aparelhos de acrílico devem estar firmes para não serem deglutidos. Isso só ocorre se o paciente não comunicar ao dentista a sua mobilidade excessiva. Fique atento!

EM CASO DE DÚVIDAS OU PROBLEMA COM O SEU APARELHO, FALE COM SEU ORTODONTISTA!

Fale conosco